O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
sábado, 25 de julho de 2020
Uma comparação
É possível estabelecer uma comparação entre a obra O violeiro pintada pelo brasiliero Almeida Junior em 1899 e a obra Almoço na Relva pintada pelo frances Edouard Manet em 1863? Almeida Junior é categorizado como um pintor acadêmico. Ele desenvolve em seus quadros temas rurais e segue direitinho as regras de enquadramento e de uso de cores preconizados pela Academia. Os titulos das obras de Almeida Junior compreendem bem os sentidos que ele dá a essas obras. Quem lê “O Violeiro” não duvida que o quadro de Almeida Junior se trata de alguém com uma viola. O caso de Manet é bem diferente. A sua obra desenvolve temas urbanos em que se destacam figuras burguesas e o enquadramento não é centralizado, pois os indivíduos representados na obra parecem estar em movimento físico ou movimento mental. O uso das cores por Manet provoca essa impressão de movimento. Quem lê “Almoço na Relva” não deve esperar a simples representação de um almoço. O almoço não é central no quadro. Manet pinta o almoço (revirado) à esquerda e os burgueses ao centro numa situação de conversa, de olhares trocados e de banho no rio. Por certo que a obra “O Violeiro” é academica em comparação com ‘Almoço na Relva”, mas por que não admitir que as personagens de “O violeiro” procuram passar momentos divertidos como o fazem as personagens de “Almoço na Relva” sem se preocuparem com nada? A diversão vista na obra de Manet é uma diversão burguesa (a natureza é para seu deleite) enquanto que a diversão vista na obra de Almeida Junior é uma diversão de caipiras (moradores da roça).
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