Seria muito exagero eleger a década
de 80 como a década em que o cinismo prevaleceu em todas as esferas publicas e
privadas da vida humana? O cinismo pode não ter prevalecido, mas estava
presente em politicas implantadas por vários governos em seus respectivos países.
O caso Irã Contras é bem representativo do cinismo que campeou para quem
quisesse experimentar. O governo do republicano Ronald Reagan fez uma operação
que financiava de maneira ilícita as ações de grupos de direita que tramavam
derrubar o governo sandinista da Nicaragua. As investigações do congresso americano
pararam na figura do coronel Oliver North que assumiu a culpa pela transação
que financiava a compra de armas para os contra revolucionários nicaraguenses
numa operação que envolvia os Estados Unidos republicano e o Irã dos Aiatolás.
O cinismo das elites politicas americanas se estende para a produção artística.
O filme Veludo Azul de David Lynch, produzido em 1986, usa a estética do filme
noir, característico dos anos 50, para analisar a sociedade americana dos anos
80. As aparências enganam ou querem enganar, mas o filme é um pastiche de
vários gêneros cinematográficos que vigoraram por décadas. Veludo Azul vive de aparências
ou seja ele pega as características do cinema clássico e transforma em suas.
Nada mais cínico que isso. Vender algo que é fora de sua essência. Veludo Azul
é uma investigação estética do rigor das aparências em uma sociedade que se
habituou a viver por essas e viver dessas aparências.
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