terça-feira, 9 de junho de 2015

MDA tentará agilizar processo de titulação de comunidade quilombola



A comunidade quilombola de Charco, no interior do Maranhão, ganhou destaque no encontro entre o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e membros da Anistia Internacional, movimento que realiza campanhas para que os direitos humanos sejam respeitados e protegidos.
Os representantes salientaram a situação de vulnerabilidade dos moradores da comunidade que aguardam a titulação da terra, que já foi reconhecida como um quilombo. De acordo com o ministro Patrus Ananias, essa é uma pauta que merece toda a atenção do MDA e dos parceiros nesse processo, como a Ouvidoria Agrária Nacional e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Estamos trabalhando intensamente também com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e com vários ministérios, tratando o assunto com total atenção", afirmou. 
O ministro assegurou que fará de tudo para dar celeridade à titulação. "Temos consciência da enorme dívida que o Brasil tem com essas comunidades. Vamos resgatar isso e manter o diálogo", garantiu. 
Ato simbólico
Uma vez por ano, a Anisitia Internacional realiza uma campanha de maratona de cartas, com o objetivo de chamar a atenção para uma comunidade ou situação individual em especial. No ano passado, a comunidade de Charco foi o foco, e as cartas, escritas pela sociedade civil, são destinadas às autoridades e às comunidades em questão. Milhares de pessoas escreveram cartas destinadas ao MDA, pedindo a titulação definitiva das terras para esses quilombolas, e o ministro as recebeu, ao fim do encontro. "Faremos o que for possível para agilizar o processo", reafirmou Patrus. 

Jalila Arabi
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário