domingo, 14 de junho de 2015

Conflito agrário deixa famílias apreensivas em Ribamar

Publicado em Maranhão Sexta, 12 Junho 2015 20:17


Famílias ficaram apreensivas com a possibilidade de um confronto diante da invasão de seus territórios de produção agrícola nessa semana, na comunidade da Mata, em São José de Ribamar.

Segundo o agricultor Abdon Ferreira, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Mata, os agricultores se sentem pressionados não só pelo avanço das invasões na área, mas também por conta da especulação imobiliária de grandes empresas.

"Agora fomos surpreendidos com essa invasão em áreas de plantio. Eles cortaram cercas e destruíram plantação de mandioca”, desabafa o agricultor.

Na quarta-feira (10), o diretor de Recursos Fundiários do Iterma, Chico Freitas, e o secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Chico Sales, conversaram com as famílias afetadas e pediram cautela.

“Estamos empenhados em regularizar áreas produtivas para solucionar conflitos agrários, assim como em dar condições para que os trabalhadores possam desempenhar suas atividades com dignidade”, disse Chico Freitas.

A SAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar) informou que, junto ao Iterma (Instituto de Colonização e Terras do Maranhão) acionou a Promotoria Agrária, a Delegacia Agrária e a Delegacia Geral da Polícia Civil para intervir na questão e evitar confronto entre os agricultores e os invasores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário